Você já deve ter se deparado na internet com textos ou vídeos no YouTube ensinando como registrar uma marca sem gastar com advogado ou empresa especializada. De fato, o titular, empresa ou pessoa física, pode requerer sozinho o pedido de registro para sua marca. Mas a pergunta que você deve fazer é: vale a pena tentar registrar minha marca sozinho para economizar? Quais os riscos que eu corro ao fazer isso sem ajuda de profissionais especializados?
Bom, em primeiro lugar, antes de registrar uma marca é imprescindível realizar uma boa pesquisa de anterioridade para verificar se o sinal está disponível no mercado, quer dizer, se nenhuma outra pessoa ou empresa já registrou marca idêntica ou semelhante. E é aí que mora o perigo: a semelhança.
Procurar uma marca idêntica no mercado é muito simples, basta buscar pelo nome exato da marca que se quer. No entanto, a lei brasileira também proíbe marcas semelhantes para atuar no mesmo ramo de atividade ou em ramos afins.
Sabendo disso, a próxima pergunta que você deve fazer é: eu saberia fazer uma busca completa, por todas as marcas semelhantes? Em todos os ramos semelhantes? Eu saberia identificar quais as chances de uma marca semelhante ser o empecilho para a minha marca?
Muitas pessoas no começo de seu negócio arriscam a fazer o procedimento sozinho para poupar recursos. Contudo, os riscos e custos de ter uma marca indeferida, ou pior, ser notificado por uma outra empresa por uso indevido de marca, são bastante mais elevados do que fazer o procedimento com um profissional.
Caso esteja pensando em registrar a sua marca, recomendamos fortemente fazê-lo com a ajuda de profissionais do ramo da propriedade intelectual. Consulte a gente e saiba que o investimento para isso, além de não ser tão elevado quanto pode parecer, te dará segurança e tranquilidade para focar no seu negócio!