Como criar uma boa marca?

A escolha de uma marca é um dos momentos mais importantes do seu negócio. Ela é a cara e cartão de visitas do seu negócio. Nada mais desagradável e trabalhoso do que escolher uma marca, fazer logotipo, divulgar e de repente descobrir que a marca já está registrada por outra pessoa. 

Esteja sua empresa no processo de pensar uma marca ou de mudar a marca, aqui vão algumas dicas para fazer uma marca forte e exclusiva, com base nos tipos de marcas possíveis:

Marcas genéricas ou descritivas

São as marcas que descrevem os produtos e serviços literalmente. Por exemplo, “Maçã” para vender maçãs ou “Dentista” para serviços de dentista. A lei brasileira proíbe esse tipo de marca, pois nenhum titular pode ter exclusividade sobre palavras genéricas ou descritivas.

Marcas evocativas

Também conhecidas como marcas “fracas”. São marcas que remetem diretamente os produtos ou serviços. Por exemplo, “Multishoes” para sapatos ou lojas de sapatos ou “Dona Pinga” para aguardente. Essas marcas são registráveis, mas não te dão exclusividade sobre os termos, você não poderá impedir outras marcas compostas por “Multi”, “Shoes”, “Dona” ou “Pinga”.

Marcas arbitrárias

São marcas compostas por palavras existentes, mas em contextos completamente diferentes, sem relação com os produtos ou serviços. Exemplos: “Apple” (maçã) para computadores ou “Shell” (Concha) para postos de gasolina. Estas marcas já são consideradas fortes e garantem uma grande exclusividade contra concorrentes, assim como há baixos riscos de que já exista algo similar no mercado.

Marcas de fantasia

São marcas compostas por palavras totalmente inventadas. Exemplos: “Google”, “Uber”, “Nike”. São as melhores e mais fortes marcas. Com estas marcas, além de ser único no mercado, você consegue facilmente impedir terceiros de usar marcas semelhantes.

Caso precise de uma ajuda para pensar em sua marca, a INNER BRANDS está à disposição para dar dicas e orientações. Nossos parceiros da INNER HEAD também estão à disposição para criar logotipos e toda identidade visual da sua marca.

Todos os direitos reservados a Innerbrands 2020 | Desenvolvido por Innerhead